quinta-feira, 30 de junho de 2011

Google+. Rede social ou site?

Google Buzz, status: abandonado. Google Wave, status: morto. Orkut, status: agonizando. Qual a próxima investida do Google? Eis aqui o Google +.

O Google lançou nos últimos dias o Google+, que segundo Felix Ximenes, diretor de Comunicação do Google Brasil, não é uma rede social e sim uma ferramenta de gerenciamento de conteúdos e amizades. Alguns já podem ter notado que em alguns sites, além do botão de incorporação ao Facebook, Orkut e Twitter, apareceu o botão "+1", do Google.

De acordo com o Google, o usuário que apertar esse botão estará recomendando aquela notícia e até anúncio (sim, anúncios, através do Google AdWords) para a sua rede de amizades. Penso eu que isso poderia até fortalecer o Social Commerce, dentro de sua rede. 

Junto com o Google+ e suas três ferramentas _ os Círculos, o Sparks (que exibe feeds de conteúdos de toda a rede que possam ser interessantes para você), e o Hangouts (para facilitar a comunicação por voz e vídeo com os participantes de um Círculo) _, o Google ampliou o alcance do botão +1 e lançou um novo serviço de busca chamado What Do You Love? (O que você ama?). Ao clicar no endereço, o internauta tem acesso a uma caixa bem simples, semelhante a da homepage do Google, com um botão de coração. Ao escrever o assunto, no entanto, abre-se uma série de resultados dividindo a tela com mais de 20 diferentes tipos de serviços da gigante tecnológica, incluindo o YouTube, mapas, visões em 3D, e-mail, entre outros.

Não é surpresa que o Google queira aproximar mais a vida virtual da realidade do dia-a-dia. Esse seria mais um passo que a Gigante daria rumo à esse objetivo.

Agora é esperar para ver o que o seu principal concorrente, Marck Zuckerberg, fará nos próximos dias.


Com informações do site IDG NOW!

Nenhum comentário:

Postar um comentário