sexta-feira, 15 de julho de 2011

O que faz de verdade uma Analista de Mídias Sociais?

Muitos me perguntam o que eu faço no meu trabalho. Alguns insistem em dizer que passo o dia todo na frente do computador apenas tweetando.

Se realmente ser um profissional de mídias sociais fosse apenas tweetar, postar no Facebook, inserir conteúdo no Orkut e fazer check-in em todo e qualquer tipo de lugar pelo Foursquare, qualquer adolescente de 14 anos faria isso.

Um analista de mídias sociais não só tweeta, ele monitora o que falam de você na Internet, seleciona o conteúdo antes de ser postado, se relaciona com pessoas e, principalmente, analisa o comportamento de cada usuário, o comportamento do consumidor, nesse caso o seguidor daquele perfil.

Cada empresa tem o seu perfil com suas missões, visões e valores e antes dela se aventurar na Internet, ela deve deixar isso bem claro também no ambiente virtual. Aliás, essa de ambiente virtual ainda remete muito ao fictício e a Internet deixou de ser algo fantasioso e inalcançável há muito tempo. Então o que a empresa é fora da Internet, deve ser extremamente igual dentro da Internet.

Com isso muito bem definido, as empresas começam a administrar esses perfis e muitas não sabem como fazer. Ai pegam qualquer estagiário que tenha perfil no Twitter e coloca para  "monitorar" as suas redes. E muitas acabam fadadas ao fracasso.

Para ser um bom analista de mídias sociais, e necessário ter conhecimentos de marketing, de relacionamento, de gestão de riscos, saber lidar com pessoas e, indiscutivelmente, ter noções de comportamento de consumo. Afinal oferecer um atendimento via Twitter ou Facebook, por exemplo, é uma prestação de serviço, é um canal de relacionamento, ou como muitos gostam de chamar hoje, o SAC 2.0.

É muito bom as pessoas falarem bem de sua marca ou de sua empresa na Internet e você sair dando retweet, compartilhando com todos. Mas se as pessoas falam mal? O que fazer? Um estagiário ou profissional com os conhecimentos citados acima saberá muito bem como agir nesse momento.

Então fica a dica senhores. Antes de querer contratar alguém para esse tipo de função, selecionem bem o candidato. Pois em vez de trazer benefícios para a empresa, você poderá estar adquirindo um lindo e robusto Cavalo de Tróia.

Bem, essa é a minha opinião, caso discordem ou queiram acrescentar algo, comentem à vontade. Isso é colobaração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário