quinta-feira, 3 de maio de 2012

O que você quer ser quando crescer?

Já perceberam que quando nós perguntamos a uma criança o que ela quer ser quando crescer, nenhuma responde VENDEDOR?

Pois é, infelizmente alguns banalizam a arte de ser um vendedor de verdade e confundem uma das profissões mais antigas do mundo com o famoso "tirador de pedidos". Vender é uma arte e entender o consumidor uma dádiva. Sem exageros, quem já foi ou é um vendedor de verdade sabe bem do que estou falando.

Faça a experiência: passe ao menos uma semana em uma loja de um shopping center qualquer da vida. Garanto que aqueles que enchem a boca para dizer que "qualquer um sabe ser um vendedor", vão desistir na primeira oportunidade. Não é fácil você estar sorrindo o tempo todo, ficar em pé mais de oito horas por dia e ainda mais ter que encarar pessoas de todos os tipos e manias, com as mais variadas personalidades, com ou sem humor, enfim, seres humanos.

Para ser um bom vendedor você além de ter vontade tem também que se capacitar, procurar o seu melhor, identificar o seu diferencial e usar a sua experiência e competência a seu favor. E mais, hoje você tem que enxergar o cliente não apenas como principal motivo de seu emprego, mas sim como principal formador de opinião de sua empresa, de sua marca e do seu produto. Afinal um bom atendimento é espalhado em média para 10 pessoas, enquanto um atendimento ruim é compartilhado com mais de 50 pessoas, em uma velocidade absurda.

Entender bem o que você está vendendo e ter acesso ao espírito e regras da empresa é um excelente começo. Além disso ter empatia, saber dividir o pessoal do profissional, parar e ouvir o cliente antes de agir, são algumas das regras cruciais para ser um excelente vendedor.

Essa é a minha opinião.

#ficadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário